quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ALCOBAÇA, UMA VIAGEM INTERDISCIPLINAR









São mais de 90 mil hectares que abrigam cavernas, canyons, vegetação nativa de caatinga e importante sítio arqueológico.( um dos maiores em números de gravuras). Numa região de caatinga, com grande biodiversidade, localizada a 295 km do Recife, com extensos paredões de granito, abriga várias cavernas, canyons e sítios arqueológicos com inscrições rupestres. É um importante patrimônio cultural e natural esculpido pela Natureza há mais de 150 milhões de anos.
A região esta localizado no Vale do Catimbau que se estende entre os municípios de Buíque, Tupanatinga, Inajá e Ibimirim, no Sertão do Moxotó, está em processo de transformação, por parte do governo federal, em Unidade de Conservação de Proteção Integral. Será o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí.
Com grafismos rupestres já catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, de acordo com pesquisas realizadas pelo arqueólogo Marcos Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco, a presença humana na região é datada de seis mil anos.
Alcobaça, que esta situado em um paredão rochoso, este sítio tem configuração de um anfiteatro, onde foram encontradas pinturas rupestres ocupando uma área de 50 metros de extensão por largura que varia de dois a três metros. Os grafismos, foram feitos por diversos grupos étnicos que viveram na região em épocas diferentes e utilizaram várias técnicas de pintura.

Na sua biodiversidade vegetal apresenta pequenas árvores retorcidas, geralmente espinhosas, de aspecto seco, raízes muito desenvolvidas, grossas e penetrantes. Durante a estação seca, essas árvores perdem as folhas, para melhor resistir à estiagem, retomando seu verde logo com a primeira chuva.


Os educandos da Escola Anete Vale tiveram o prazer de conhecer esse paraíso perdido e aprender tocando, sentido, respirando o conhecimento,

VALEU ANETE VALE POR MAIS ESSA!!!!!!

3 comentários:

  1. wyra
    foi muito bom esse contado direto com nossos resquicios pré-histórico ver e diferente de ouvir

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de manifestar meu apreço por essa escola que quando você menos espera nos surpreende! Parabéns Anete Vale! Quando crescer quero ser como você! Um abraço da sua eterna amiga!

    PS.: Gostaria que acessassem também nossas postagens no blog:
    http://escolamanasses.blogspot.com/

    O "post" mais recente é

    http://escolamanasses.blogspot.com/2011/02/quem-conta-um-conto-aumenta-um-ponto.html

    ResponderExcluir
  3. Eu fuiiiiiiii.... e foii muito bom conhecer aquelas montanhas rochosas em alcobaça.

    ResponderExcluir